COMO ESCOLHER UMA BOQUILHA?

A Missão

Muitas vezes escolher a boquilha certa e que funciona para você, parece uma missão quase impossível. Existe uma quantidade quase que infinita de marcas e modelos, e encontrar a SUA entre todas estas, sem poder experimentá-las todas e sem o conhecimento mais básico sobre o papel de uma boquilha no saxofone ou o que realmente faz uma boquilha ser boa para você, torna esta tarefa algo muito difícil.

O problema não está em saber as pequenas diferenças entre as boquilhas ou dos saxofones e até dos saxofonistas, porque o que pode ser muito bom para você, pode não ser para o seu amigo e vice-versa. Por isso, convidamos você a conhecer nosso link Partes da Boquilha (Mouthpiece PARTS), onde explicaremos cada função detalhadamente e desta forma, pelas combinações existentes em cada boquilha você terá uma ideia de como ela poderá soar, mesmo sem experimentá-la.

Escolhendo uma boquilha para um iniciante

Qualquer um que já iniciou seus estudos no saxofone, pôde perceber que teve de investir uma grande quantidade de dinheiro em equipamentos, tais como: Instrumento, Métodos e Professores. Mas… e a BOQUILHA???

Por que a boquilha é tão importante?

Digamos que você está escolhendo um carro para seu filho de 18 anos, e você tem três escolhas:


• Fiat 147
• Uno
• Camaro

O que seria mais apropriado para o nosso motorista jovem e inexperiente?

O Camaro é claramente o mais atraente e apropriado para a estrada, enquanto o Fiat 147 irá levá-lo ao redor da vizinhança, mas entrar na rodovia com ele será uma experiência de vida ou morte, não importa quem esteja dirigindo!

A boquilha de um iniciante deve ser como um UNO:


• Fácil de controlar;
• Eficiente;
• Confiável;
• Que atenda plenamente suas necessidades diárias

Então, o que devo esperar de uma boa boquilha?

Sem ficar muito técnico, a boquilha de um iniciante tem que ter essas características:


• Deve responder de forma rápida e consistente em todos os registros da saxofone.

Nada é mais frustrante para um aluno do que um instrumento que apenas "não funcionará" em uma ou mais notas (problema que ocorre principalmente com as notas as graves).Embora seja preciso algum tempo de estudo para que o saxofone soe com relativa facilidade com uma palheta 2 1/2.


• Deve articular de forma limpa e sem “chiados”.

A boquilha deve responder sem chiados ou vazamentos e aprender esses macetes pode ser algo difícil (principalmente no início dos estudos), mas para muitos estudantes, uma boquilha mal feita é um obstáculo enorme e principalmente DESNECESSÁRIO. Em nossa experiência, a grande maioria dos alunos que têm dificuldades para aprenderem ou sentirem melhoras significativas em seu som, estão com dificuldades por conta de estarem utilizando boquilhas de baixa qualidade.


• A boquilha deve produzir um som completo e sem esforço excessivo pelo músico.

A geometria interna de uma boquilha é muito importante - tem que está bem projetada para usar o ar de forma mais eficiente do que uma com um design mal projetado. A maior recompensa para o aluno é a capacidade de produzir som completo com um esforço relativamente pequeno. A respiração adequada, a postura e o coluna de ar são os fatores mais importante, mas boquilha ruim pode sabotar mesmo um iniciante que está fazendo tudo certo.

Importante: Fique atento:


• Sua abraçadeira deve manter a palheta na posição com firmeza.

Para produzir um som, a boquilha usa as vibrações de uma palheta fixada no lugar por uma abraçadeira. Uma abraçadeira mal ajustada fará com que a palheta fique para fora do alinhamento com a ponta da boquilha durante a execução, e isto resultará em muitos dos problemas discutidos acima.


• Muito cuidado para não contrair a SABSF.

Existe uma síndrome na comunidade de músicos conhecida como SABSF (Síndrome da Aquisição de Boquilha Sem Fim). Geralmente esta síndrome dá ao saxofonista a ilusão de que pela aquisição de uma boquilha igual àquela usada pelo o músico que ele admira, dará a ele uma habilidade musical mística e não precisará mais trabalhar os seus estudos. Existem milhares de pacientes com SABSF que estão a espreita dos fóruns da internet. Evite-os, pois esta doença é contagiosa. O grande saxofonista e lendário Wayne Shorter estava tocando um saxofone Selmer Bundy de nível estudantil até pouco antes de se juntar a banda de Miles Davis na década de 1960. Ele apenas desistiu do instrumento porque Miles insistiu que “parecia” ruim… Repita conosco: "Nenhum equipamento musical melhorará o nosso som até que façamos uma hora de estudos diariamente".

Pensamentos a parte:

Aprender qualquer instrumento é um esforço difícil e ter um equipamento que não facilita seu trabalho podem tornar esta experiência uma coisa frustrante.

Faça um favor a sí mesmo: Invista em uma boa boquilha.

Sua família, seus vizinhos e seu professor irão te agradecer